Branqueamento Dentário
O que é o Branqueamento Dentário?
O branqueamento dentário é uma técnica estética na dentisteria que permite ao paciente alcançar um sorriso mais branco sem causar danos nos dentes e sem cirurgia.
Esta técnica estética faz parte da área da medicina dentária responsável por restaurar e melhorar a aparência de dentes fraturados, com cáries e branquear os dentes.
É possível branquear todos os dentes?
É possível branquear todos os tipos de dentes. O branqueamento pode ser aplicado tanto em dentes vitais quanto em dentes não vitais .
Branqueamento externo – No branqueamento externo, é utilizada uma barreira gengival para evitar que o agente branqueador entre em contato com a gengiva ou tecidos adjacentes aos dentes, prevenindo irritações.
Essa barreira é feita com uma resina injectável de metacrilato, que é colocada ao redor dos dentes para isolá-los dos tecidos adjacentes. Essa resina endurece rapidamente com a luz do fotopolimerizador, e é facilmente removida após o tratamento.
Se ocorrer alguma eventualidade e o produto branqueador entrar em contato com os tecidos, um outro produto neutralizador, com base em agentes anti-oxidantes, será imediatamente colocado na área afetada.
Por isso, é extremamente importante a atenção do dentista durante o tratamento. Após a proteção dos tecidos, o gel branqueador é aplicado diretamente na superfície do esmalte dos dentes. Esse gel pode ser ativado por luz LED ou laser, ou simplesmente pela luz natural, pois o principal responsável pelo processo é o agente branqueador.
Branqueamento interno – Este procedimento, chamado de branqueamento endodôntico, é realizado em clínicas e é recomendado para pacientes que tiveram que se submeter a um tratamento endodôntico e agora possuem dentes escurecidos.
Consiste em aplicar o agente de branqueamento diretamente na câmara pulpar do dente, causando o efeito branqueador de dentro para fora.
A vantagem é que é uma forma conservadora de recuperar a cor original do dente. Atualmente, é possível realizar esse procedimento de forma segura e sem problemas.
Branqueamento dentário em casa – O branqueamento dentário em casa é um procedimento que deve ser supervisionado pelo dentista.
Ele consiste na utilização de um gel de peróxido de carbamida ou hidrogénio, aplicado numa moldeira que é usada durante 2 horas por dia ou preferencialmente durante a noite, por 2 a 3 semanas.
É importante lembrar que este tratamento pode causar problemas se não for feito sob orientação profissional.
O dentista é quem irá determinar se este é o melhor método para branquear os dentes, tendo em conta fatores individuais. A eficácia e durabilidade do tratamento dependem da alimentação e estilo de vida do paciente.
Branqueamento dentário em clínica – O branqueamento dentário em clínica é um procedimento realizado no consultório dentário por um dentista.
Durante o tratamento, os tecidos moles da boca são isolados e protegidos devido à concentração do gel aplicado. O gel clareador é aplicado e pode haver a utilização de luz para acelerar o processo.
Este tipo de tratamento é recomendado para aqueles que têm dificuldade em usar a goteira durante a noite.
Devo ter algum cuidado antes de realizar o branqueamento dentário?
Antes de realizar um branqueamento dentário, é importante consultar um dentista para avaliar a existência de problemas como cáries, hipersensibilidade dentária ou doença periodontal não controlada.
O branqueamento dentário também não é recomendado para mulheres grávidas ou em amamentação, crianças, e pessoas com doenças graves ou imunidade reduzida.
Pacientes com próteses, como facetas, coroas ou restaurações de dentes anteriores devem ser avisados de que essas próteses podem precisar de ser substituídas após o branqueamento, pois apenas os dentes naturais são susceptíveis ao branqueamento.
Vantagens do Branqueamento Dentário
Realizar um branqueamento dentário traz inúmeros benefícios. Um dos principais é a melhoria significativa na estética dentária, o que aumenta a autoestima do paciente.
Embora não seja sempre possível alcançar um branco hollywood, os pacientes geralmente saem das consultas de branqueamento com um sorriso no rosto e mais satisfeitos com os seus dentes.
Outra vantagem é que o branqueamento dentário é um procedimento não invasivo, sem necessidade de qualquer tipo de intervenção. Além disso, o tempo de tratamento é curto, o que é ideal para pessoas com agendas ocupadas, que não podem passar muito tempo no dentista.
Marque agora a sua consulta
Contactos
-
Horários
2ª a 6ª das 9h às 20h
-
Morada
Rua de Camões, Nº 115 – R/C
4000-144 Porto
Portugal -
Email