cirurgia oral

Cirurgia Oral

O que é a Cirurgia Oral?

A Cirurgia Oral dedicada-se ao diagnóstico e tratamento de lesões e patologias da boca.

Quais são as cirurgias mais comuns?

Existem vários tipos de cirurgias que são aplicadas para cada caso específico.

Entre as mais comuns estão as extrações de dentes, a remoção de quistos e tumores, o tratamento de deformações dentárias, dos ossos, de disfunções entre a mandíbula e o crânio e também o tratamento de patologias das glândulas salivares.

O que é um dente incluso?

Um dente incluso é uma condição onde um dente não erupciona corretamente e permanece dentro do maxilar. Isso geralmente ocorre devido à falta de espaço no maxilar.

Os terceiros molares ou dentes do siso são os dentes mais comumente afetados pela inclusão, especialmente os inferiores.

Devo extrair um dente incluso?

A decisão de extrair um dente incluso não é uma regra geral. É importante considerar vários critérios em cada situação clínica. Consulte o seu dentista para obter aconselhamento.

Como sei se tenho um dente incluso?

O diagnóstico de inclusão dental é feito através de exames imagiológicos, existem vários métodos disponíveis. O seu dentista irá escolher o mais adequado para o seu caso.

Os procedimentos cirúrgicos realizados na cavidade oral causam dor?

A medicina dentária tem avançado significativamente nas últimas décadas, o que permite que o desconforto associado a qualquer procedimento cirúrgico seja minimizado. 

Embora todos os procedimentos cirúrgicos sejam traumáticos, é possível minimizá-los.

Através de uma história clínica completa, diagnóstico preciso e planeamento adequado, além de técnicas anestésicas e cirúrgicas menos invasivas e uma terapia pós-operatória eficaz, é possível garantir um alto nível de conforto durante e após o procedimento, sem qualquer dor.

A remoção de quistos ou tumores é um procedimento cirúrgico realizado na cavidade oral. Em alguns casos, a origem de um quisto pode estar relacionada a um dente incluso não removido.

Quando a infecção ou o quisto estão localizados na extremidade da raiz do dente, é recomendado desvitalizar ou redesvitalizar o dente. Se a infecção persistir, a remoção cirúrgica do quisto é necessária.

Se o procedimento for realizado com anestesia local, é recomendado evitar ficar muito tempo sem comer antes da cirurgia.

No entanto, se for necessário usar anestesia geral, terá de ficar em jejum por algumas horas antes do procedimento. O seu dentista fornecerá todas as instruções necessárias.

Os cuidados no pós-operatório são essenciais para minimizar as complicações e favorecer a cicatrização. As instruções específicas serão fornecidas para cada caso, mas, de forma geral, é recomendado:

  • Evitar exposição ao sol, alimentos quentes e duros e esforços físicos;
  • Seguir uma dieta mole ou líquida e fria nas primeiras 24 a 48 horas;
  • Descansar e dormir com a cabeça elevada e deitar-se do lado não operado;
  • Fazer bochechos suaves com um anti-séptico oral duas a três vezes por dia, começando 24 horas após a cirurgia;
  • Escovar cuidadosamente a região da ferida, preferencialmente com uma escova cirúrgica, após as primeiras 24 horas;
  • Cumprir rigorosamente a medicação prescrita.
  • Aplicar gelo (ou bolsas de gel para crioterapia) na região operada durante as primeiras 24 horas, em períodos alternados;
  • Evitar fumar, especialmente nas primeiras 24 horas;

É comum sentir um sangramento leve nas primeiras 24 horas após a cirurgia. No entanto, se o sangramento for mais intenso, deve tomar as seguintes medidas:

  • Coloque uma ou mais compressas de gaze esterilizadas na região sangrante e pressione com os dentes opostos até controlar a hemorragia.
  • Se precisar de aplicar mais compressas, não remova as anteriores, empilhando-as sobre a outra.
  • Aplique gelo na área afetada e evite deitar-se.

Se a hemorragia persistir, entre em contato com o seu dentista imediatamente.

Marque agora a sua consulta

    Contactos