icon-dentisteria-cerejeira-e-leao

Dentisteria

A especialidade de Dentisteria é uma área da medicina dentária focada na restauração dos dentes quando estes apresentam lesões.

Na maior parte das vezes, estas lesões estão associadas a cáries dentárias, a alterações de forma ou cor, e a traumatismos.

Através de técnicas avançadas, como a utilização de facetas dentárias que podem ser de porcelana ou resina composta (compósito), é possível trabalhar a anatomia do dente de forma detalhada, devolvendo assim as suas características funcionais e uma aparência e textura naturais.

Devo substituir restaurações de amálgama (chumbo nos dentes)?

É recomendado substituir as restaurações de amálgama (chumbo nos dentes) apenas se estas estiverem danificadas ou afetem a aparência dos dentes.

Porque é que as cáries podem ser dolorosas?

As cáries podem causar dores intensas nos dentes devido ao processo de deterioração lento que começa com a aparição de manchas brancas ou acastanhadas na superfície do esmalte, formando uma cavidade.

Com o progresso da doença, as bactérias atingem a dentina, um tecido mais fraco do que o esmalte, dissolvendo-o rapidamente com os ácidos produzidos.

Durante as fases iniciais, pode não haver sintomas significativos, mas em fases avançadas, pode haver desconforto, sensibilidade dentária, mau hálito e dor moderada a intensa em resposta a estímulos quentes, frios ou doces. Quando a cárie alcança a dentina próxima da polpa dentária, os sintomas tornam-se cada vez piores.

Quais as causas da sensibilidade dentária?

A sensibilidade nos dentes pode ser causada por vários fatores, como:

• Bruxismo;
  • Retrações gengivais;
  • Infiltração ou má adaptação de restaurações;
  • Cárie;
  • entre outras.

Como são feitas as restaurações dos dentes?

Existem vários tipos de materiais disponíveis para restaurar dentes afetados por cáries ou outros tipos de lesões. Atualmente, a opção mais estética é a resina composta, que é usada para restaurar dentes anteriores e posteriores. Em dentes posteriores, especialmente em crianças, ainda é comum o uso do amálgama de prata, uma liga metálica.

Quando as lesões são extensas, os dentes podem ficar muito danificados. Nesses casos, o tratamento de escolha é um onlay ou overlay, que pode ser feito de cerâmica ou resina composta, dependendo da situação clínica. Em casos mais graves, pode ser necessário usar uma coroa. Estes tratamentos são feitos em laboratório com alta precisão e adaptabilidade.

Antigamente, o material restaurador mais comum era o amálgama dentário, que é altamente estável e durável, mas é menos estético do que as resinas compostas. Hoje em dia, as resinas compostas são a opção preferencial para a maioria dos dentistas.

Como devo cuidar das minhas restaurações dentárias?

Os cuidados com as restaurações devem ser os mesmos que tem com os seus dentes naturais: escovar os dentes 3 vezes por dia, usar fio dental diariamente e realizar consultas de revisão a cada 6 meses.

No entanto, é importante ter em mente que as resinas não possuem a mesma resistência que o esmalte dos dentes, e as tensões a que as restaurações estão constantemente sujeitas devido às forças da mastigação podem causar desgaste, fissuras e fraturas.

Quando uma restauração está comprometida, é sempre necessário realizar a sua reparação ou substituição completa.

Bioestética

Tenho os dentes pequenos e desgastados?

O desgaste dentário é um problema comum na sociedade actual. A esperança de vida à nascença em Portugal situa-se em 80,8 anos (SNS 2019) e o nossos dentes não estavam à espera de tal evolução e tão rápida assim. É normal que fruto da sociedade frenética em que vivemos e do aumento da esperança de vida actual que os dentes sofram um desgaste muito marcado com o passar dos anos.

A Bioestética é um tratamento que procura restituir a anatomia dentária perdida com um conceito funcional, que se preocupa em  alcançar a forma biológica ideal e a beleza natural duradoura. A bioestética enquadra-se num conceito de tratamento puramente biológico.

Privilegia a mastigação saudável altamente funcional, focado na estabilidade articular, ao mesmo tempo que favorece a beleza natural do sorriso (procuramos encontrar a forma de dentes que se adequa ao seu padrão estético).

Dentes desgastados ou lascados, dores de cabeça recorrentes, pescoço, ombro ou dor nas costas, dor na articulação da mandíbula e ranger ou apertar os dentes podem ser um indicador da desarmonia do sistema de mastigação. Nesse caso, a abordagem Bioestética provavelmente pode ajudá-lo.

A Bioestética diagnostica a causa do desgaste dos dentes e de outras desarmonias do sistema mastigatório, e não se foca apenas nos  sintomas. Uma avaliação minuciosa da posição dentária, da forma como os dentes se encaixam e trabalham juntos (oclusão) formam a base para qualquer diagnóstico e tratamento.

O objetivo é estabelecer uma perfeita harmonia entre todas as partes do sistema de mastigação e restaurar os dentes à sua forma e relacionamento ideais – resultando em um sorriso saudável, altamente funcional, e bonito.

Fragmentos e Lentes

Repor a Anatomia Perdida com pequeno fragmentos dentários

Atualmente as lentes são consideradas o tratamento cosmético mais conservador existente na reabilitação em medicina dentária. Com as lentes é possível mudar a anatomia dos seus dentes sem recorrer ao desgaste dentário.

As lentes são a forma mais eficaz e rápida de restituir a estrutura dentária perdida.

Ampliação e magnificação

Ver com outros olhos

É consensual que a ampliação em Medicina Dentária melhora a prática clínica. A ampliação pode variar conforme o equipamento utilizado e permite realizar tratamentos mais previsíveis.

Atualmente a ampliação com microscópio permite um upgrade na medicina dentária, sendo aplicada em quase todas as suas áreas: na preparação de facetas, lentes, cirurgia, endodontia e em todos os tratamentos conservadores.