Articulação Temporomandibular

As articulações Temporomandibulares, também conhecidas como ATMs são as articulações que fazem a ligação entre a mandíbula (maxilar inferior) e o crânio. Estas articulações são complexas porque permitem a combinação de 2 tipos de movimentos rotação e deslizamento necessários para a realização de movimentos de abertura e de fecho da boca essenciais na mastigação, deglutição, fala, sorriso e bocejo; pelo que a nossa equipa tem de assegurar que está em boa condição.

Para conseguirmos movimentar a articulação, usamos os músculos cervicofaciais, que através da contração e relaxamento permitem que consigamos falar e mastigar.

Disfunções Temporomandibulares – o que são?

As disfunções ou desordens temporomandibulares constituem um grupo de patologias que envolve os músculos da mastigação, a ATM e estruturas associadas, afetando entre 5 e 12% da população, principalmente mulheres entre os 20 e os 45 anos.

Por ser uma zona tão complexa do corpo humano, e dado ter uma origem multifatorial, muitas vezes é difícil de diagnosticar este tipo de disfunções.

Sinais e Sintomas

Os sinais e sintomas mais comuns são a dor orofacial, os ruídos ou crepitações da articulação e a limitação e desvios nos movimentos mandibulares, que quando não tratados, podem comprometer as atividades diárias e a qualidade de vida dos pacientes.

Causas

A sua causa raramente é única, sendo normalmente considerada de origem multifatorial e individual sendo considerados como fatores etiológicos as desordens do sono, o stress físico, emocional e oclusal.

Existem várias razões para que se criem disfunções da articulação Temporomandibular, que podem ser distintas de paciente para paciente. Entre as principais causas estão:

• Bruxismo – apertar e ranger dos dentes;
  • Tensão Muscular ou tensão emocional (stress);
  • Traumatismos na Mandíbula (como por exemplo acidentes de viação);
  • Patologias articulares (como por exemplo artrites);
  • Problemas de Oclusão;
  • Infecções Locais ou Sistémicas.

Procure cuidados médicos se sente dores ou sensibilidade elevada na mandíbula, ou se não a conseguir abrir ou fechar por completo a boca.

Bruxismo

O bruxismo é definido como uma atividade repetitiva dos músculos mastigatórios caracterizada pelo apertamento ou ranger dos dentes e/ou compressão da mandíbula. Tem duas manifestações distintas: Bruxismo do sono (ou noturno), que são atividades musculares

mastigatórias que ocorrem durante o sono e Bruxismo de vigília (ou diurno), caracterizado como apertamento repetitivo dos dentes e/ou compressão da mandíbula. É uma das principais causas de disfunções Temporomandibulares.

O diagnóstico do bruxismo pode ser feito de forma subjetiva pelo

auto-relato de ranger dos dentes ou pelo parceiro, bem como pelo exame clínico através da avaliação de vários sinais como o desgaste dos dentes, o trauma das mucosas e da língua, entre outros.