casos clínicos

Facetas Dentárias

As Facetas Dentárias, são cada vez mais populares entre os nossos pacientes. Este tipo de tratamento de Reabilitação Oral Estética, tem como objetivo melhorar a aparência estética, conferindo desta forma dentes alinhados e dando uma aspecto mais saudável e jovem ao seu sorriso.

Na Clínica Cerejeira e Leão as facetas dentárias são preferencialmente feitas com materiais cerâmicos (cerâmica feldspática), que replicam esteticamente o esmalte dentário, apresentam elevada compatibilidade, longevidade e resistência. Este material permite-nos formar uma capa translúcida, muito semelhante à camada externa da superfície dentária (esmalte), mimetizando a superfície dos dentes permitindo obter resultados muito naturais que podem ser adaptados às características de cada paciente.

Este tratamento é indicado para:

  • Alterações na forma dos dentes;

  • Correção de deformações dentarias que podem ser causadas por fatores como a erosão, abrasão ou dentes conóides;

  • Má posição dentaria de um ou mais dentes;

  • Fecho de diastemas;

  • Restauração de dentes fraturados;

  • Correção no comprimento;

  • Microdontia, entre outros.

Na Clínica Cerejeira e Leão podemos sugerir ao paciente dois tipos de restaurações estéticas minimamente invasivas:

Facetas convencionaisnestas situações é feito um pequeno desgaste na superfície do dente permitindo desta forma a correção de cor, forma, posição, contorno e alinhamento dos seus dentes

Restaurações sem preparo, também conhecidas como lentes de contato ou fragmentostêm a vantagem de qualquer tratamento minimamente invasivo , isto é, poupam toda ou praticamente toda a estrutura dentária remanescente. Podem ainda ser usadas para devolver guias de oclusão prevenido problemas articulares restabelecendo a função.

tratamento de facetas dentárias

Na Clínica Cerejeira e Leão, recorremos a facetas dentárias, lentes dentárias ou fragmentos que podem chegar a ter somente 0,3mm de espessura, o que leva a querer que podem ser muito frágeis e que podem partir com facilidade. Para contrabalançar esta fragilidade, recorremos a materiais adesivos que permitem uma adesão muito eficiente ao esmalte dentário, garantindo a resistência e durabilidade do tratamento.

Realizando a adesão perfeita das facetas dentárias à superfície do dente, o material ganha uma resistência incrível.

Estes procedimentos adesivos são sempre muito sensíveis à técnica utilizada, ou seja, é necessário todo o cuidado e atenção em todas as fases do tratamento. Na Clínica, contamos com o Dr. Luís Leão, um profissional de renome a nível nacional com prática exclusiva em implantologia e reabilitação oral. O Dr. Luís Leão recorre às mais recentes técnicas e tecnologias em Medicina Dentária, aliadas aos materiais de excelente qualidade, para garantir que os tratamentos vão de encontro às expetativas de cada paciente.

facetas dentárias foto artistica

O tratamento de facetas dentárias será realizado ao longo de três consultas, que dependendo sempre da disponibilidade do paciente podem ser realizadas no espaço de 3 semanas.

A primeira consulta é a fase de planeamento. Fazemos a observação médica da condição oral do paciente, e recorremos a exames médicos para certificar que este tratamento é indicado para o caso. Nesta consulta, depois de apresentar ao paciente todo o processo de tratamento, recorrendo à tecnologia de planeamento digital, apresentamos de imediato, de forma digital uma aproximação do resultado final.

A segunda consulta é de preparação do paciente. Nesta consulta fazemos a preparação dos dentes sobre as quais serão aplicadas as nossas facetas dentárias, são feitas as impressões finais e procedemos à colocação de facetas dentárias provisórias. Estas facetas provisórias serão uma grande ajuda na proteção do dente enquanto produzimos/criamos as facetas finais. Nesta fase aconselhamos sempre algum cuidado durante a mastigação.

A terceira consulta será a de colocação das facetas dentárias. Depois de termos trabalhado cada faceta dentária de forma individual e personalizada ao paciente, iremos então proceder com a sua colocação sobre os dentes já preparados. Esta restauração minimamente invasiva representa uma solução estética e funcional de alta qualidade, conseguindo combinar o requisito conservador dos preparos com as suas qualidades de resistência e uma estética inigualável.

FAQ sobre Facetas Dentárias:

Não. Na Clínica Cerejeira e Leão qualquer tratamento que realizemos, que possa criar desconforto para o paciente é acompanhado de anestesia local. No entanto, a aplicação de facetas dentárias é um processo completamente indolor, em que o desgaste necessário é realizado somente na superfície dentária.

A duração dos tratamentos que realizamos irá sempre depender dos cuidados do paciente após o tratamento. No caso das facetas dentárias, é comum obter resultados que ultrapassam os 10 anos. Na Clínica Cerejeira e Leão para garantir a durabilidade dos nossos tratamentos, recomendamos aos pacientes realizarem consultas de Check-up regulares, onde será feita a análise da evolução do tratamento, assim como de toda a condição oral do paciente.

Cada caso é um caso, e por isso será sempre necessário fazer a análise médica antes de recomendar um tratamento. Em certos casos é possível corrigir ligeiros mal posicionamentos dentários, no entanto também existem casos mais severos em que a solução mais indicada pode passar por tratamentos de ortodontia, ou uma combinação de ambos. Pode marcar a sua consulta de avaliação, na nossa página, para saber qual o tratamento mais indicado à sua condição.

Não. Na Clínica Cerejeira e Leão acreditamos que os tratamentos estéticos conservadores, onde se mantém ao máximo a estrutura dentária natural, serão sempre os mais indicados. Recorremos a materiais de alta qualidade e técnicas de medicina oral avançada, que nos permitem criar facetas dentárias com uma estética muito semelhante à de uma peça natural e que por isso não irão ser facilmente detectadas enquanto o paciente interage com outros.

O Digital Smile Design (DSD) é uma ferramenta importante no planeamento dentário, permitindo prever o resultado final e atingir/satisfazer as expectativas estéticas, funcionais e cosméticas do paciente. O DSD utiliza ferramentas digitais que permitem avaliar, planear e visualizar o caso em formato digital, antes da sua execução. A informação obtida pode ainda ser transferida para o laboratório, e do laboratório para o pacientes permitindo a simulação na boca com resina (chamado mock-up). Deste modo o paciente e o dentista podem visualizar e avaliar o resultado do planeamento em boca. Esta técnica optimiza a comunicação entre o médico dentista, o paciente e o técnico de laboratório permitindo uma melhor transmissão de informações, compreensão de detalhes e previsão do novo sorriso. Com a realização de um protocolo fotográfico e radiográfico, com modelos de estudo e utilizando programas informáticos de análise dentária / facial podemos criar o design do novo sorriso.

Casos Clínicos de Facetas

Ver Outros Casos

Marque agora a sua consulta

Contactos