Restauro Dentes Desvitalizados
Com frequência os pacientes mostram-se receosos e pouco motivados em progredir com um tratamento endodôntico (vulgo “desvitalização”), referindo que os dentes com este tratamento ficam frágeis e acabarão por partir. Apesar de predispor a um enfraquecimento do dente (apenas 5% segundo alguns estudos), o tratamento endodôntico não é, per si, responsável máximo e único para se considerar o principal fator de uma futura fratura dentária.
São variadas as causas para se realizar um tratamento endodôntico, no entanto, grande parte dos casos deve-se a extensas cáries com envolvimento pulpar (“nervo”) que induzem grande destruição da estrutura dentária e muitas vezes quase por completo da coroa dentária.
Ora, esta extensa perda de estrutura dentária (responsável muitas vezes por mais de 70% do enfraquecimento do dente, segundo alguma literatura) se não for devidamente reposta, no que diz respeito às técnicas e materiais, comprometerá a durabilidade dos tratamentos realizados.
Está, então, na restauração do dente com tratamento endodôntico, uma das chaves para o sucesso a longo prazo.
Neste patamar, a simples reposição do tecido dentário perdido pode não ser suficiente para garantir a estabilidade do tratamento. Ao simplesmente colocarmos material restaurador na região perdida, esta pode produzir um efeito de “cunha” que com os movimentos da mastigação levem à fratura do dente. Assim, será importante realizar uma restauração que envolva toda a parte mastigatória do dente (Recobrimento cuspídeo), funcionando assim a restauração como uma “plataforma” que amortiza as forças mastigatórias e as distribui de melhor forma por todo o dente. Idealmente estas restaurações devem ser em cerâmica (Coroa total ou overlay) para permitir devolver a resistência ao dente.
Lembre-se, apesar dos avanços serem promissores, ainda não é possível encontrar substituto ao nível dos nossos dentes e sua composição, e um dente com tratamento endodôntico, não é necessariamente um dente fracassado, desde que devidamente respeitados os princípios de tratamento do mesmo (Endodôntico e restaurador) .
Noutra oportunidade avaliaremos com maior rigor quais os materias disponíveis e quais as técnicas mais indicadas aquando a restauração de dentes endodonciados, fique atento.
Marque agora a sua consulta
Contactos
-
Horários
2ª a 6ª das 9h às 20h
-
Morada
Rua de Camões, Nº 115 – R/C
4000-144 Porto
Portugal -
Email